Busca de Certidões na Itália

Dicas e Conselhos para Encontrar a Certidão de Nascimento e Casamento de Seu Antepassado na Itália

A busca pela certidão na Itália pode se tornar a parte mais difícil do processo de cidadania italiana devido a dificuldade que muitas pessoas enfrentam para descobrir o nome da cidade de nascimento do antepassado italiano. Não esqueça portanto que a busca pela certidão na Itália começa na verdade pelo Brasil, buscando informações que possam nos indicar o local de nascimento e o nome dos pais do italiano de nossa família.

Os cartórios e igrejas são os lugares onde você irá encontrar a maior parte dos documentos necessários para concluir com sucesso seu processo de cidadania italiana. Encontrar as certidões de seus antepassados no Brasil é importante também para poder descobrir alguns dados que serão extremamente úteis para a pesquisa da certidão na Itália, como por exemplo o nome dos pais, a data de nascimento e com um pouco de sorte o nome do comune de origem do antepassado italiano.

Começar pelas próprias certidões e pelas de nossos pais ou avós é o modo mais fácil de iniciar bem a sua pesquisa. O passo seguinte é aquele de concentrar nossos esforços na procura pelos documentos de nosso bisavô ou, caso já tenha os dados necessários, tente obter o casamento e óbito do antepassado italiano no Brasil.

Nestas certidões você poderá encontrar dados preciosos, como o nome do comune e a data de nascimento, ambas informações essenciais para a pesquisa. Se não souber onde estão estas certidões então comece buscando pelo nascimento de seu avô (ou avó se for ela quem transmite o direito.

Também visite nosso Banco de Dados para verificar se a certidão de seu antepassado já não foi encontrada pela nossa equipe. Veja aqui

Encontrar o local de origem do antepassado é como ir montando um quebra-cabeças

busca-de-certidoes-na-italia

Se conversando com a família você não conseguir descobrir a data e o local de nascimento de seu bisavô você poderá tentar obter esta informação através da certidão de óbito dele onde constam estes dados. Geralmente seus pais ou tios sabem ou ainda lembram o local onde o avô deles faleceu, use esta informação para solicitar ao cartório desta cidade o documento.

Lembre-se ainda de outras dicas importantes para a pesquisa: no mesmo cartório onde foi lavrada a certidão de casamento se encontra a Habilitação de casamento. A habilitação de casamento é importante pois ali constam os documentos exigidos por lei para que o casamento pudesse ser validado (como a certidão de nascimento, cédula de identidade e ainda em alguns casos uma autorização dos pais no caso de o casamento ter sido realizado quando um membro do casal era menor de idade). Você poderá encontrar excelentes informações ali.

Dica: o local de nascimento do primeiro filho geralmente é o local de casamento dos pais.

Vamos continuar falando um pouco sobre as certidões de nascimento: nestes documentos sempre consta o nome dos avós, ou seja, se você conseguir o nascimento do filho do antepassado italiano no Brasil você estará descobrindo também o nome dos pais do antepassado italiano.

Possuir esta informação é muito importante para as pesquisas na Itália pois muitos arquivos respondem a requisições apenas se o interessado possui o nome dos pais do antepassado. Vale lembrar que já que naquele tempo existiam muitos homônimos e para ter certeza de que se trata de seu antepassado é preciso que o nome dos pais também confira.

Outro fator interessante da certidão de nascimento do filho do seu antepassado italiano que nasceu no Brasil é que o próprio antepassado estava presente e podia declarar as informações sobre a própria origem com mais clareza e precisão.

Perguntas feitas ao antepassado italiano no momento de registrar o filho no Brasil: Onde você nasceu? Qual o nome dos avós da criança?

O mesmo acontece se por exemplo o antepassado italiano se casou no Brasil: ele estava presente e declarou as próprias informações.

Mas e como saber o ano de nascimento de meu antepassado italiano?

Com a certidão de óbito você vai poder calcular facilmente o ano de nascimento do antepassado italiano uma vez que ali sempre consta a idade em que a pessoa faleceu.

No final das contas se trata apenas de uma simples conta matemática: se faleceu em 1950 com 60 anos de idade então ele nasceu por volta do ano 1890. Simples não?

Para conseguir a certidão de óbito, de casamento ou mesmo a certidão de nascimento do filho de seu antepassado italiano será suficiente fazer um pedido ao cartório da cidade onde o registro foi lavrado, até mesmo por telefone se você desejar.

Portanto descubra com seus familiares o nome das cidades onde ocorreram os nascimentos, casamentos e óbitos de seus familiares pois no cartório daquelas localidades está a certidão que você precisa.

O que fazer se as informações sobre a origem do antepassado italiano não se encontram nas certidões?

Infelizmente ao analisar a certidão é comum encontrar no local de origem do antepassado uma mensagem indicando “Não Consta” ou “Natural da Italia”. Isto que acaba deixando um pouco preocupado quem está tentando encontrar a certidão sozinho, veja logo abaixo algumas dicas interessantes.

Não esqueça que talvez a informação que você procura possa aparecer nas certidões de óbito ou nascimento dos irmãos de seu antepassado italiano. Sendo da mesma família eles (ou elas) provavelmente possuem o mesmo local de nascimento. Também lembramos que a certidão pode já ter sido encontrada pela nossa equipe, verifique em nosso banco de dados clicando aqui.

Você poderá inicialmente fazer uma pesquisa nos registros das hospedarias que abrigaram os primeiros imigrantes ou pesquisar as listas de passageiros dos navios que os trouxeram ao Brasil. Tudo isso é possível no site do Museu do Imigrante e do excelente site Projeto Imigrantes , basta digitar no google.

Não deixe de pesquisar também em nosso database, temos cerca de 5 mil certidões já encontradas na Itália e quem sabe alguém da sua família já tenha feito a pesquisa (verifique no menu acima Busca de Certidões – Database.

Outra opção é pesquisar através do site FamilySearch onde existem muitos dados interessantes. Ainda é possível pesquisar no Arquivo Nacional (informações sobre imigrantes italianos que desembarcaram no Rio de Janeiro) ou mesmo no Arquivo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo.

Não encontrei nada… o que fazer?

Se mesmo após fazer todas estas pesquias você realmente não possuir nenhuma idéia de onde possa ter vindo o seu antepassado italiano então como último recurso dê uma olhada e confira em qual parte da Itália está concentrado o seu sobrenome. Você pode fazer isto através de um site chamado Gens.info

Lembre-se: provavelmente o seu antepassado provém da região onde existe a maior concentração de pessoas com o mesmo sobrenome dele!

Tendo o nome da região você consequentemente terá também o nome das províncias em mãos (uma região na Itália é formada por províncias, e as províncias são formadas por comunes).Com estes dados será possível fazer uma requisição diretamente ao Arquivo de cada Província ( Archivio di Stato) daquela região e assim tentar descobrir o nome do comune.

Arquivo na Itália onde se encontram certidões de nascimento e casamento de nossos antepassados italianos

Você deverá entrar em contato com o Archivio di Stato para solicitar se existem registros do seu antepassado e em qual Comune ele nasceu. Isto pode ser possível pois  no Liste di Leva estão os registros dos habitantes de determinada provincia que teriam servido, serviram ou foram dispensados do serviço militar.

Você precisará descobrir o endereço de email do arquivo da província na Itália. Você pode conseguir o endereço de email procurando pelos dados da região de origem do seu antepassado no site do Archivi Beniculturali , digite estas palavras no google que será o primeiro resultado.

Depois que você obtiver a resposta do Lista di Leva, indicando qual o nome do Comune de nascimento de seu antepassado, será suficiente fazer uma requisição do documento ao Archivio di Stato do Comune (se o nascimento ocorreu depois de 1871) ou para a Paroquia do Comune ou Curia Vescovile no caso de os arquivos da Paroquia terem sido transferidos.

Modelos de Cartas (emails) em italiano para entrar em contato com os arquivos na Itália

Preparamos alguns modelos de emails para você utilizar em sua busca, se desejar verificar os textos e entrar em contato com os órgãos competentes na Itália você poderá encontrar modelos prontos visitando esta página.

Também lembramos que oferecemos um serviço de pesquisa na Itália com pagamento apenas se o documento for encontrado, você pode obter um orçamento sem compromisso clicando aqui