Cidadania Italiana na Italia Pasta Familiar

Seu Parente Já Fez o Pedido de Cidadania Italiana pelo Brasil ou pela Itália?

Uma dúvida frequente de nossos leitores é sobre a possibilidade de poder aproveitar o processo de algum outro parente que já teve a cidadania italiana reconhecida.

Na maior parte dos casos ter algum familiar que já conseguiu a cidadania italiana lhe ajuda apenas na parte de não precisar mais procurar os documentos (o que já é uma grande vantagem, muitas pessoas passam anos e anos procurando a certidão na Itália).

O primeiro passo é descobrir com exatidão onde o processo de seu parente foi realizado: se foi realizado no Brasil (em algum Consulado Italiano ou na Embaixada da Itália) ou se foi realizado na Itália

Vamos analisar estas duas opções, ou seja: a situação de quem teve um parente que já fez o pedido de cidadania italiana pelo Brasil e a situação de quem tem um parente que já fez o pedido de cidadania italiana na Itália.

 

cidadania_italiana_na_italia_pasta

Aproveitar um Processo Feito Pelo Brasil no Consulado Italiano

Os consulados exigem documentos recentes (máximo 1 ano de data de emissão) e no formato inteiro teor. O consulado italiano ou (embaixada da Itália) também não liberam os documentos armazenados, nem mesmo para cópia.

Cada maior de idade precisa expressar a própria vontade em ser reconhecido cidadão italiano e isto é feito através de requerimento em separado. Por esta razão se você começasse o pedido junto ao mesmo consulado ou embaixada onde seu parente fez o processo então seu pedido seria colocado no final da fila.

Em outras palavras, ter alguém da família que já fez o processo não lhe ajuda nem com o tempo de espera e nem com a possibilidade de obter os documentos no consulado, porém lhe ajuda com a tarefa de conseguir novas certidões.

Portanto conseguir uma cópia dos documentos com o seu parente lhe dará a possibilidade de solicitar com muita facilidade a emissão de novas certidões no Brasil e na Itália, agilizando bastante o processo.

Depois de pegar uma cópia dos documentos verifique os cartórios onde as certidões foram emitidas e solicite novas vias no formato inteiro teor seguindo o nosso Roteiro passo a passo de preparação dos documentos no Brasil.

Aproveitar um Processo de Parente que Fez o Pedido de Cidadania Italiana na Itália

Já no caso de processos que foram realizados na Itália você poderá utilizar a parte dos documentos que for igual ao processo de seu parente. Isto é conveniente principalmente no caso de irmãos ou ainda no caso de primos se os documentos mais antigos forem de difícil emissão.

Você precisará preparar os seus documentos seguindo o nosso roteiro passo a passo, porém os documentos que estão na Itália e completam o seu processo será possível obter cópias conformes junto ao comune onde o parente fez a prática.

Você precisará portanto descobrir com seu parente em qual comune italiano ele fez a residência e deu entrada na prática. Além disso, para poder aproveitar o processo de cidadania italiana de seu familiar na Itália, você precisará contar com a ajuda dele e solicitar uma fotocópia de um documento de identidade italiano válido que ele possua.

Além da fotocópia de um documento de identidade italiano válido, seu parente deverá lhe fornecer uma autorização por escrito em italiano informando que você está autorizado a dispor dos documentos para o processo.

Na Itália você não precisará fazer o processo necessariamente no mesmo comune onde seu parente reconheceu o direito a cidadania italiana no passado, pode fazer em qualquer cidade inclusive em Pavia onde trabalhamos.

Se você desejar contar com a assessoria no Polentona será de nossa responsabilidade obter a cópia dos documentos para você, tornando o processo rápido e tranquilo. Para mais informações sobre nossos serviços por favor visite a página Cidadania italiana Assessoria na Itália.