Cidadania Italiana Passo a Passo

Como Montar o Processo de Cidadania Italiana no Brasil

Organizar o processo de cidadania italiana no Brasil pode inclusive se transformar  em uma bela experiência, pois a cada nova certidão que você consegue juntar você estará também juntando um pedacinho de sua história, conhecendo um pouco mais sobre a sua família.

Neste artigo você poderá ter acesso a um roteiro de cidadania italiana passo a passo que sem dúvidas irá lhe auxiliar na preparação.

Procuramos manter este artigo sempre atualizado mas não esqueça também de conferir junto ao site oficial do consulado italiano de sua residência todas as informações sobre a preparação correta dos documentos.

Caso você possua um parente que já conseguiu reconhecer a cidadania italiana no Brasil ou na Itália você poderá utilizar parte dos documentos que são iguais, mas isso não mudará o fato de você precisar preparar os seus documentos e a espera ser a mesma. Para mais informações sobre como aproveitar os documentos de seus familiares clique aqui.

Confira logo abaixo o roteiro passo-a-passo da preparação dos documentos para o processo de cidadania italiana no Brasil, para a segunda etapa a ser realizada na Itália por favor solicite mais informações sobre custos e organização de nossos serviços clicando aqui.

01. Verifique se você possui o direito à cidadania italiana

O primeiro passo do processo de cidadania italiana é conferir se você possui o direito a cidadania italiana. Vale lembrar que não bastar possuir um antepassado italiano na família para conseguir reconhecer seu direito, existem algumas regras a serem respeitadas. Para verificar se você possui ou não o direito a cidadania italiana visite o link logo abaixo:

Quem possui o direito a cidadania italiana?

02. Controle o passo a passo específico de seu consulado italiano

Cada Consulado italiano no Brasil (ou Embaixada Italiana) possui a sua própria jurisdição, ou seja, uma determinada região em que seja o único responsável por atender interessados em obter a cidadania italiana.

Por exemplo, se você mora no Estado de Santa Catarina será o Consulado Italiano de Curitiba o órgão ao qual você deverá se dirigir para apresentar os seus documentos, você não pode apresentar os documentos em outro consulado como aquele de Porto Alegre.

Cada autoridade italiana possui regras específicas sobre a preparação dos documentos portanto existem roteiros específicos de preparação para cada um dos consulados italianos.

Confira logo abaixo o passo a passo da preparação dos documentos para o pedido de cidadania italiana em cada um dos estados do Brasil.

Residentes em SP, MS, MT, RO e AC

Os residentes de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre devem preparar os documentos seguindo as orientações do Consulado Italiano de São Paulo.

Passo a Passo do Consulado Italiano em São Paulo

Residentes em SC e PR

Os residentes em Santa Catarina e Paraná devem preparar os documentos seguindo as orientações do Consulado Italiano de Curitiba.

Passo a Passo do Consulado Italiano de Curitiba

Residentes no RS

Os residentes no Rio Grande do Sul deverão preparar os documentos seguindo as orientações do Consulado Italiano de Porto Alegre.

Passo a Passo do Consulado Italiano de Porto Alegre

Residentes no RJ e ES

Os residentes no Rio de Janeiro e Espírito Santo deverão preparar os documentos seguindo as orientações do Consulado Italiano do Rio de Janeiro.

Passo a Passo do Consulado Italiano do Rio de Janeiro

Residentes em MG

Os residentes em Minas Gerais deverão preparar os documentos seguindo as orientações do Consulado Italiano em Belo Horizonte.

Passo a Passo do Consulado Italiano de Belo Horizonte

Residentes em BA, PE, PB, AL, SE, CE, MA, PI, RN

Os residentes nos Estados de Bahia, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte deverão preparar os documentos seguindo as orientações do Consulado Italiano em Recife.

Passo a Passo do Consulado Italiano de Recife

Residentes em DF, GO, TO, RR, AP, PA, AM

Os residentes no Distrito Federal e nos Estados de Goiás, Tocantins, Roraima, Amapá, Pará e Amazonas deverão preparar os documentos seguindo as orientações da Embaixada Italiana em Brasília.

Passo a Passo da Embaixada Italiana em Brasília

Você mora no exterior?

Não esqueça que mesmo morando no exterior você precisa preparar as certidões pelo Brasil, realizando a emissão, tradução juramentada e apostilamento das certidões. O ideal é realizar a preparação junto ao Estado onde estiver localizada a maior parte das certidões necessárias.