Consulado Italiano RJ

Cidadania Italiana Passo a Passo no Consulado Italiano do RJ

Logo abaixo veja um roteiro passo-a-passo da preparação de documentos para o processo de cidadania italiana junto ao Consulado Italiano do RJ.

Estas são as etapas obrigatórias a serem realizadas no Brasil antes que você possa viajar para a Itália para obter seu passaporte italiano conosco.

Procuramos manter este artigo sempre atualizado mas não esqueça de conferir também junto ao site oficial do consulado italiano do Rio de Janeiro todas as informações sobre a preparação correta dos documentos.

Caso você possua um parente que já conseguiu reconhecer a cidadania italiana no Brasil ou na Itália você poderá utilizar parte dos documentos que são iguais, mas isso não mudará o fato de você precisar preparar os seus documentos e a espera ser a mesma. Para mais informações sobre como aproveitar os documentos de seus familiares clique aqui.

Confira logo abaixo o roteiro passo-a-passo da preparação dos documentos para o processo de cidadania italiana no Brasil, para a segunda etapa a ser realizada na Itália por favor solicite mais informações sobre custos e organização de nossos serviços clicando aqui.

01. Verifique se você possui o direito à cidadania italiana

O primeiro passo do processo de cidadania italiana é conferir se você possui o direito a cidadania italiana. Vale lembrar que não bastar possuir um antepassado italiano na família para conseguir reconhecer seu direito, existem algumas regras a serem respeitadas. Para verificar se você possui ou não o direito a cidadania italiana visite o link logo abaixo:

Quem possui o direito a cidadania italiana

02. Reúna os documentos emitidos no Brasil e solicite a certidão de seu antepassado na Itália

Cidadania_italiana_documentos_italia

O passo seguinte é conferir com cuidado os documentos necessários para completar com sucesso o processo de cidadania italiana. Os documentos solicitados são as certidões de nascimento, casamento e óbito desde o seu antepassado italiano até você.

É sempre interessante iniciar o processo montando a árvore genealógica, ou seja, organizando as informações que você possui sobre cada um dos familiares (onde nasceu, casou e faleceu).

Como montar a árvore genealógica

As certidões brasileiras devem ser emitidas no formato INTEIRO TEOR e devem ser recentes (no dia de conseguir o último carimbo no consulado italiano os documentos não podem ter mais do que 1 ano de data de emissão).

Para o Comune de Pavia não é obrigatório a apresentação de certidões de óbito, portanto entre em contato com o consulado por email para saber se eles exigem estes documentos apenas para a legalização

Caso eles lhe respondam que não é necessário então imprima esta resposta e leve-a no dia da legalização para evitar qualquer problema.

Os documentos brasileiros você deverá solicitar no cartório da cidade onde ocorreu o registro, por exemplo: no cartório da cidade onde seu avô casou está o casamento dele, no cartório da cidade onde seu avô nasceu está o nascimento dele e assim por diante.

Não deixe de conferir o elenco completo de documentos necessários para o pedido de cidadania italiana.

Elenco de Documentos Exigidos

Obs: para divorciados que irão solicitar a cidadania italiana

Para as pessoas divorciadas com divórcio estabelecido por sentença com transito em julgado, o requerente deverá apresentar a separação e o divórcio: petição inicial, audiência, sentença com transito em julgado, todos com tradução simples.

Em todas as paginas do processo devera constar a assinatura do funcionário ou diretor do cartório do Tribunal de Justiça, devidamente reconhecidas em Tabelionato. No caso de divorcio por via administrativa, o requerente deverá apresentar certificado de divorcio emitido pelo Tabelionato, em original e com tradução simples.

Dicas para obter a certidão de nascimento (e casamento) de seu antepassado italiano na Itália

pesquisa_certidao_na_italia

Para fins de pesquisa na Itália é muito importante descobrir o nome completo, data de nascimento exata ou aproximada e também o nome dos pais do seu antepassado italiano.

Verifique as certidões de casamento (se o casamento se realizou no Brasil) e também a certidão de nascimento dos filhos do italiano no Brasil.

Estas duas certidões são importantes pois o italiano estava presente e podia declarar sua origem com mais precisão. Com um pouco de sorte você descobre o nome do local de nascimento dele na Itália e assim poderá solicitar o documento.

Além disso, na certidão de nascimento dos filhos do antepassado italiano poderá ser conhecido o nome dos avós (ou seja dos pais do italiano) o que é essencial para obter o documento na Itália.

Outra dica é que através da certidão de óbito do italiano poderá ser conhecida a idade em que ele faleceu, ficando fácil desta forma calcular o ano de nascimento. Você pode ver que ir conseguindo as certidões necessárias ao processo é como ir montando um quebra-cabeças, uma peça vai se encaixando com a outra até termos a totalidade dos dados e documentos em mãos.

Se você conseguiu descobrir o nome dos pais, ano e local de nascimento de seu antepassado italiano (o nome do comune) você poderá solicitar o documento diretamente ao comune ou paroquia na Italia onde o documento se encontra.

O site Polentona oferece modelos de cartas em italiano para lhe auxiliar neste etapa, verifique o menu Busca de Certidões para obter mais informações.

Se você desejar obter a certidão italiana rapidamente então entre em contato conosco para solicitar um orçamento para a busca de certidão na Itália

Com as certidões completas em mãos, você poderá solicitar outra certidão necessária ao processo, a Certidão Negativa ou Positiva de Naturalização (mais conhecida como CNN).

03. Emita a Certidão Negativa de Naturalização (CNN)

O pedido do documento é gratuito e poderá ser feito pela internet através do site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.br – sessão Estrangeiros / Certidoes / eCertidao). Nesta certidão deve constar você como requerente e como requerido o italiano.

É importante colocar todas as alterações que o nome do italiano sofreu, o nome contido na certidão italiano e também nas certidões do Brasil.

Mesmo que tenham feito retificação do nome para padronizar, deve-se mencionar o nome que foi mencionado no momento de lavrar o documento.

Mencione o nome dos pais conforme a certidão de nascimento original do italiano e a data de nascimento completa (dia, mês e ano) conforme o nascimento italiano.

Para auxiliar nossos visitantes preparamos um vídeo que explica direitinho como fazer a certidão negativa de naturalização – cnn para o pedido de cidadania italiana, veja:

Algumas considerações importantes sobre a CNN

A CNN deverá conter todas as variações que o nome de seu antepassado sofreu no Brasil. No próprio site onde fazer a requisição do documento existe um campo onde será possível incluir as variações presentes nas certidões brasileiras.

O documento deverá ser autenticado online, isso é possível através do próprio site onde o documento é solicitado. Antes de autenticar a certidão envie os documentos completos para análise de nossa equipe.

04. Envie Seus Documentos para Análise Gratuita

cidadania_italiana_na_italia_pasta

Este é o momento de revisar com muita atenção os nomes, sobrenomes, datas e locais de nascimento em todas as certidões exigidas pelo consulado, desde o seu antepassado italiano até você. Não gaste tempo e dinheiro traduzindo e legalizando as certidões sem antes ter a certeza absoluta de que seus documentos estão corretos para serem apresentados na Itália.

As certidões não podem apresentar contradições entre si pois isso poderia criar dúvidas sobre a identidade dos titulares dos documentos inviabilizando o processo.

Dependendo da gravidade dos erros em suas certidões será necessário fazer um processo de retificação judicial de certidões, algo que é feito através de um advogado.

Através de nossa equipe você poderá obter um parecer preciso e seguro quanto a realização de seu processo na Itália pois temos a oportunidade de obter uma avaliação diretamente junto ao comune. Solicite um orçamento sem compromisso e receba todas as instruções para análise gratuita.

05. Tradução dos Documentos para Italiano

Recebendo nosso parecer positivo a respeito, envie todos os documentos, inclusive a CNN e a folha da autenticação para tradução juramentada para o italiano.

OBS: a tradução precisa ser feita por tradutor juramentado para italiano inscrito na Junta Comercial do Estado.

As certidões italianas já se encontram em italiano e não passam por procedimento de tradução.

Para facilitar nos links logo abaixo disponibilizamos aos nossos leitores um elenco completo de tradutores juramentados pelo Brasil.

06. Apostilamento

Quando os documentos voltarem da tradução será então possível realizar o procedimento de Apostilamento de Certidões.

Este procedimento poderá ser realizado em um dos Cartórios Habilitados a partir de 14 de agosto de 2016. Para verificar o elenco de Cartórios Habilitados visite o site do Conselho Nacional de Justiça clicando aqui.

Importante: o elenco de Cartórios Habilitados pode estar disponível apenas a partir de 14 de Agosto de 2016 quando entrará em vigor a Convenção de Haia.

 

07. Apresentar os Documentos junto ao Consulado Italiano do RJ ou Fazer o Pedido pela Itália

Depois de preparar os documentos você deverá então finalmente apresentá-los ao Consulado Italiano para fazer seu pedido ou então realizar o procedimento pela Itália.

Pelo Brasil o pedido é feito através de preenchimento de formulário presente no Site Oficial sendo que a espera até obter o reconhecimento é de pelo menos 12 anos no Rio de Janeiro.

A saída para concluir o procedimento rapidamente é realizar o processo pela Itália, neste caso em poucos meses você terá seu passaporte italiano!

Como Organizar Sua Viagem Para a Itália

localização_Pavia

Agora que você já possui tudo em mãos (e tem o nosso parecer favorável em relação a apresentação de seu processo na Itália) o passo seguinte é iniciar a organização de sua viagem.

Você poderá vir em qualquer período do ano, trazer amigos ou familiares e escolher o tipo de acomodação que melhor se adaptar às suas necessidades. Veja mais detalhes

Antes de sua vinda será feito um contrato de trabalho, organizaremos o translado e enviaremos também a carta convite. Tudo é organizado com muito cuidado para que você possa concluir o processo de cidadania italiana com sucesso e no menor tempo possível.

08. Quanto custa fazer o pedido pela Itália?

No botão logo abaixo solicite um orçamento sem compromisso e receba em seu email uma proposta completa e detalhada sobre nossos serviços na Itália.

Solicitar Orçamento Sem Compromisso