Saturday, Nov 29th

Last update08:57:15

Usar Perfil do Facebook

Quanto tempo demora para obter a cidadania italiana

  • PDF

quanto tempo leva para concluir o processo de dupla cidadania italiana

 

O processo de cidadania italiana não é um procedimento que você poderá concluir de um mês para outro, geralmente desde a decisão para inicar a busca pelos documentos (ou mesmo utilizar documentos de outros familiares que já concluíram o processo) até ter a sua cidadania italiana reconhecida se passarão pelo menos 10 meses, isso é claro se você decidir concluir o processo na Itália pois no Brasil a demora é de anos.

 

Atualmente os Consulados Italianos e a Embaixada da Itália no Brasil sofrem com a enorme quantidade de pedidos de reconhecimento de cidadania italiana, criando uma fila imensa de requisições. Por este motivo em alguns locais como São Paulo a expectativa para ter o direito reconhecido é de 20 anos.

 

O tempo de espera pode variar e depende basicamente de 3 fatores:

asorte ou facilidade na obtenção dos documentos necessários ao processo

bqual a autoridade italiana no Brasil competente para receber seus documentos (consulados italianos ou embaixada)

csua decisão de dar entrada no requerimento no Brasil ou na Itália

 

 

No Brasil o tempo de espera para obter a cidadania italiana está ligado ao local de sua residência

 

Cada Consulado italiano (ou Embaixada da Itália) possui a sua própria jurisdição, ou seja, uma determinada região em que seja o único responsável por atender interessados em obter a cidadania italiana. Por exemplo, se você mora no Estado de São Paulo será o Consulado Italiano de São Paulo o órgão ao qual você deverá se dirigir para apresentar os seus documentos.

 

Além de serem lentos, outra grande difiuldade é que alguns Consulados Italianos apresentam uma demora muito maior no atendimento se comparados à outros e você não pode trocar de consulado sem trocar também o local de sua residência já que o consulado irá lhe exigir comprovantes de endereço para aceitar receber seu processo ou mesmo legalizar seus documentos.

 

Atualmente, os consulados italianos que apresentam o maior tempo de espera são o Consulado Italiano localizado em São Paulo e o Consulado Italiano de Curitiba, onde o requerente deve aguardar muitos anos até ver seu direito à cidadania italiana reconhecido. De modo geral em todo o Brasil a espera é de pelo menos 5 anos e nos Consulados mais movimentados este número chega a 20 anos, como no caso de São Paulo.

Para descobrir qual o consulado italiano responsável pelo seu processo por gentileza clique aqui

 

Apresentar os documentos na Itália

 

Depois de concluir a organização do processo no Brasil você poderá optar entre apresentar o seu requerimento junto ao Consulado Italiano no Brasil (ou Embaixada da Itália) e aguardar até que seja chamado para assinar o ato de cidadania (o que demora muitos e muitos anos) ou então fazer como a maioria das pessoas faz atualmente reconhecendo seu direito diretamente na Itália pois a demora fica entre 3 e 6 meses.

 

Vale lembrar que mesmo fazendo o requerimento na Itália é necessário antes organizar os documentos no Brasil e legalizá-los junto ao Consulado Italiano ou Embaixada da Itália que é responsável pela jurisdição de sua residência.

 

Quem deseja fazer o requerimento de cidadania italiana na Itália não deixa os documentos no Brasil, mas sim recebe uma legalização do Consulado para poder apresentar os documentos na Itália. Para legalizar os documentos é preciso fazer um agendamento.

A forma mais fácil para descobrir de modo preciso quanto tempo está demorando o processo de cidadania italiana em cada localidade é fazendo parte da comunidade Polentona. Aqui você poderá encontrar pessoas que como você estão iniciando o processo, poderá trocar informações e receber ajuda gratuita, além de fazer amizades, falar por chat e ter suas dúvidas respondidas em nossa comunidade. No botão logo abaixo inicie seu cadastro gratuito agora mesmo!

 

Participar

 

 

Última atualização em Qua, 15 de Agosto de 2012 06:18

Busca de certidões na Itália

cidadania italiana

Profissionalismo e seriedade: somente conosco você terá a garantia de ter a certidão do seu antepassado encontrada ou receber seu dinheiro de volta!
 VER MAIS

Contato

Assessoria para cidadania italiana na Itália

cidadania italiana

Viaje com a segurança de contar com o melhor serviço do mercado, permanecendo em uma cidade cheia de atrativos na região mais rica e desenvolvida da Itália 
 SAIBA MAIS

Sobre nós

cidadania italiana

O Polentona acredita que o processo de cidadania italiana seja um projeto pessoal de busca da própria identidade. Conhecer um pouco mais sobre a história da própria família, sobre si mesmo, é um direito que pertence a
LEIA MAIS

Siga o Polentona

Participe do Polentona!

Tenha suas dúvidas sobre cidadania italiana respondidas e entre em contato com outras pessoas que como você estão fazendo o processo!

PARTICIPAR

Voce está aqui