Fazer Cidadania Italiana na Itália

Mas quais as vantagens em ter a cidadania italiana?

Desfrute da segurança e tranquilidade de viver em um país europeu

O reconhecimento da cidadania italiana representa para muitas pessoas um resgate da própria identidade, uma oportunidade de oficializar a ligação que sempre existiu com a Itália. Contudo, é difícil pensar que o crescente número de solicitações de reconhecimento de cidadania italiana junto aos Consulados seja motivado apenas pelo desejo de resgatar as próprias raízes.

A verdade é que possuir a cidadania italiana possibilita desfrutar de uma série de vantagens, que vão desde a facilidade em viajar pelo mundo até a abertura de muitas portas profissionais.

Quem possui a dupla cidadania italiana pode desfrutar de uma série de vantagens que um brasileiro infelizmente não pode atualmente. Logo abaixo preparamos um pequeno elenco das vantagens mais aparentes de se possuir a cidadania italiana que poderão talvez lhe demonstrar que o reconhecimento do direito pode ser inclusive um investimento bastante vantajoso, talvez o melhor que você já fez para si mesmo e para seus familiares.

Principais Vantagens:

  • Quem tem a cidadania italiana possui trânsito livre em qualquer país que faça parte da Comunidade Européia
    • Quem possui a cidadania italiana poderá trabalhar livremente em qualquer um dos países da Comunidade (França, Itália, Inglaterra, Alemanha, etc).
    • Possuir a cidadania italiana dará a você ou a seus filhos a oportunidade de estudar em qualquer país da europa. Em muitos dos quais ser cidadão europeu é fator determinante para desfrutar de bolsas-de-estudos que pagarão por todo o curso.
      • Possuir a dupla cidadania italiana lhe dará o direito de se aposentar pela Europa, recebendo sua aposentadoria em euros.
      • Para quem está no Brasil o duplo passaporte representa um abre portas na carreira, principalmente em grandes empresas. Na hora de participar de um processo seletivo em uma empresa internacional possuir a cidadania italiana é um excelente diferencial.
      • Ter a cidadania italiana lhe trará facilidades para viajar sem visto para Estados Unidos, Canadá, Autrália e Japão. Ter a cidadania italiana elimina a necessidade de precisar passar por longos procedimentos nas alfândegas e consulados.
      • Ter o passaporte europeu lhe dará a vantagem de ficar em filas especias nos aeroportos, viajar com tranquilidade e rapidez de viagens em todo o mundo.
      • Ter a cidadania italiana lhe trará vantagens para obter o visto de residência definitivo nos Estados Unidos, diminuindo exigências e valores a serem investidos
      • Ao reconhecer a cidadania italiana seus filhos terão o direito, depois os filhos de seus filhos e assim por diante. É um patrimônio familiar que não se perde, um resgate da identidade.

      Cada pessoa tem um objetivo diferente com o reconhecimento da cidadania italiana, algumas deixam o passaporte italiano em uma gaveta e o utilizam apenas para viagens, outras vão estudar ou trabalhar na Europa. Caberá a você decidir como desfrutar das oportunidades que se apresentarão.

      Vale lembrar também que o serviço militar não é obrigatório na Itália e portanto você não precisará servir. O pagamento de impostos acontece apenas se você gerar renda na condição de italiano, por exemplo trabalhando na Itália com sua cidadania italiana. O voto não é obrigatório.

      Qual a diferença entre fazer o pedido de cidadania italiana no Brasil e na Itália?

      Um número sempre maior de pessoas opta por concluir o processo de cidadania italiana diretamente na Itália ao invés de concluir o pedido pelo Consulado Italiano no Brasil. Você sabe a razão?

      Atualmente os consulados Italianos sofrem com o grande aumento do número de pedidos de cidadania italiana, gerando uma longa fila de espera. Problemas de estrutura e falta de pessoal são só algumas das dificuldades enfrentadas diariamente pelos funcionários dos consulados italianos, incapazes de atender ao grande número de solicitações.

      O resultado é o tempo de espera pelo reconhecimento da cidadania italiana que, infelizmente, se for feito pelo Brasil pode levar cerca de 20 anos.

      Por esta razão a maior parte das pessoas nem mais pensa em fazer pelo Brasil. Quando a decisão de obter o reconhecimento é tomada a pessoa já inclui diretamente em seu planejamento a etapa final de conclusão pela Itália, sendo possível permanecer poucas semanas e realizar todos os procedimentos necessários.

      A Itália é considerada por muitos um dos países mais belos do mundo. Ter o passaporte italiano lhe abrirá as portas para viver e trabalhar em qualquer país do espaço europeu

      Comece pelo Brasil e termine pela Itália

      Quando você terminar de organizar seus documentos seguindo o nosso passo a passo você terá duas opções:

      1. Entrar na fila do Consulado Italiano (ou Embaixada da Itália) e aguardar muitos anos até ser chamado para ter a cidadania reconhecida;
      2. Agendar um horário no Consulado e apenas legalizar os documentos para posteriormente apresentá-los na Itália junto à Cidade onde trabalhamos (Pavia)

      O processo pela Itália tem uma duração estimada de 3 a 6 meses, representando uma diferença enorme com relação ao tempo necessário pelo Brasil.

      Para quem investiu tanto tempo na busca dos documentos e conseguiu finalmente entrar com o pedido no consulado a demora é um sinônimo de frustração, que acaba impedindo muitas vezes de poder usufruir das grandes oportunidades que possuir a cidadania italiana oferece a todos os familiares, como poder trabalhar ou estudar em qualquer país europeu além de facilidades de viagem e moradia nos Estados Unidos.

      Para quem optar em realizar pela Itália, depois de concluir a preparação pelo Brasil, é possível marcar uma viagem de férias para a Itália e realizar todas as etapas que dependem de sua presença física, o restante da prática não necessita de sua permanência na Itália. Esta é a oportunidade ideal para pessoas que não possuem muito tempo disponível, sendo possível encaixar o pedido de cidadania italiana com uma viagem de férias à Itália. Veja mais informações clicando aqui

      Quanto custa obter o reconhecimento da cidadania italiana?

      cidadania_italiana_na_italia_assessoria

      O investimento para obter o reconhecimento da cidadania italiana é baixo se comparado a todas as vantagens que você e seus familiares poderão desfrutar. A primeira etapa de preparação dos documentos no Brasil geralmente fica na faixa de 4 mil reais.

      Para a segunda etapa de reconhecimento na Itália você poderá obter uma proposta completa e detalhada clicando aqui.

      Se preferir conheça melhor nossa empresa, veja este artigo sobre quem somos.