Dec

  • @decimo Oi Dec, Vi em posts atrás que você fez correções em certidões brasileiras? Eu estou tendo dificuldade em corrigir os sobrenomes dos avós da certidão de nascimento de minha mãe. Os sobrenomes corretos são Tadiotto e Terribile, e quando pedi a certidão inteiro teor veio Taioto e Tenibile. Imagino que tenha sido erro na hora da transcriç…[Leia mais]

    • Boa tarde, Yara
      No meu caso também não foi possível fazer as correções por via via administrativa, porque não eram erros simples. Neste caso, o interessado deve ele próprio requerer judicialmente. Não cabe ao Cartório a iniciativa da ação judicial, mas ao interessado.

    • @lczucco Luiz, e você gastou muito pra fazer essa correção? E o tempo que levou?
      Eu mandei o requerimento semana passada, ainda não tive retorno. Estou com pensamento positivo para dar certo!

    • Ola Yara, não adianta voce pedir para o cartorio fazer as correções, tem que fazer um processo em um formulario e indicar tudo o que é para corrigir e ter tambem copia da certidõe errada juntamente com a correta que justifica o acerto (certidão de nascimento do italiano traduzida).

    • Pelo que verifiquei no nome que voce esta falando não precisa de fazer por via judicial, basta fazer administrativo, pois eu fiz todas minhas correções via administrativa e não me custou nada somente despesas de correios e alguns cartorios cobrou as averbações. Caso voce se queira ajuda é só perguntar.
      Boa sorte…….

    • No meu Estado – SC demora normalmente de 3 a 6 meses, dependendo da Comarca. Em cidades menores costuma ser mais rápido.

    • Havendo erro, a primeira tentativa deve ser tentar a correção diretamente no Cartório que emitiu a certidão. Mas alguns Cartórios relutam e se recusam a fazer a correção administrativamente, argumentando que não é erro simples. O erro ser simples ou não é subjetivo. Se o Cartório se recusar, o caminho passa a ser necessariamente a via judicial.

  • Nayara publicou uma atualização 1 ano, 9 meses atrás

    @decimo Olá. Obrigada. Mais já foi esclarecido o erro. Não vou fazer a retificação. Obrigada.