Atividade

  • João Victor Peretti Fulconi publicou uma atualização no grupo Logotipo do Grupo Cidadania Italiana DúvidasCidadania Italiana Dúvidas 4 semanas, 1 dia atrás

    Boa noite.
    Tenho duas dúvidas.
    1- O quanto o passaporte de meu antepassado italiano pode ajudar no momento da aquisição da cidadania?
    2- Caso eu for adquirir a cidadania indo para a Itália, e por exemplo, durar 6 meses. Eu devo permanecer os 6 meses na Itália ou posso ir uma primeira vez para iniciar o processo e retornar para o Brasil, e retornar a Itália após adquirir a cidadania e concluir o processo?

    • Bom dia João Victor 🙂
      O passaporte de seu antepassado não é um dos documentos exigidos no processo, porém através dele você pode identificar facilmente o nome da cidade de nascimento dele e pedir a certidão de nascimento italiana, este sim um dos documentos exigidos.
      O pedido de cidadania italiana na Itália pode ser feito em mais de uma viagem, o importante é que você permaneça pelo tempo necessário para confirmar sua residencia.
      Depois de emitido o atestado de residente no comune você mantém sua capacidade de livre locomoção e pode viajar por outros países ou mesmo aguardar a conclusão do processo no Brasil.