Atividade

  • Luiz Carlos Cruz publicou uma atualização 1 semana, 5 dias atrás

    Entrei no Brasil, em São Paulo, no ano de 2004 através do Consulado Italiano com toda a documentação do meu avô Giuseppe Bernardi, e até agora, em 2018 não foi liberada a Cidadânia minha e também da minha família. Minha busca é essa. Existe possibilidade de adiantamento pela Polentona? Meu avô é originário de Trento.

    • Boa tarde, Luiz
      Pelo que sei, o caso dos trentinos vai mais devagar mesmo. Sei de casos similares no Consulado de Curitiba. Os processos dos descendentes de trentinos têm limitações, tendo sido aberta uma janela de 10 anos para requerer, e esta janela já está fechada. Quem deu entrada dentro deste período tem direito, mas todos os processos, que são milhares, estão sendo analisados caso a caso em Roma, sem previsão de conclusão.
      Creio que não será possível abrir novo processo na Itália, porque a janela para os trentinos já fechou pela via administrativa. Além do mais, em Pavia, que é onde atua a Polentona, os processos estão extremamente demorados. Eu dei entrada há mais de um ano e sequer chegaram até agora as NRs. Há muitos esperando há 16 ou 17 meses e não há previsão de conclusão.