Atividade

  • nicolas piluti publicou uma atualização no grupo Logotipo do Grupo Cidadania Italiana DúvidasCidadania Italiana Dúvidas 2 semanas, 5 dias atrás

    Boa tarde pessoal!
    Queria tirar uma duvida com vocês. Eu já procurei em tudo quanto é canto mas não achei nada a respeito. Vocês sabem me dizer se o comune de Latisana entrar naquela lista de trentino?

    • Boa tarde, Nicolas
      Encontrei no site http://tiagoprati.eu a lista completa de todos os comunes e frações para os quais não se aplica a via administrativa prevista na Lei n. 91/1992 e que, por isto, não conseguem requerer o reconhecimento da cidadania pela via administrativa. São 5 do Veneto, 6 da Lombardia, 578 do Trentino-Alto Adige e 193 do Friuli-Venezia Giulia. Na lista NÃO CONSTA o comune de Latisana. Portando, parece que você pode conseguir se seu antenato é deste comune.

    • Mas o comune de Aquileia está na lista.

    • Ola Luiz Carlos, desculpe te perguntar é que estou precisando encontrar um antenato de um amigo meu e não achei nada até agora.
      O nome dele é Angelo Ferretti e nasceu em 1876 na provincia e comune de Vicenza (conforme consta no registro de estrangeiro dele). Já procurei na lista di leva do archivi di stato Vicenza.
      Caso voce puder me dar alguma dica desde já agradeço. Dec…

    • Olá, Dec
      Pelo que vi na Internet, a província de Vicenza tem 121 comunes, sendo a capital o comune de Vicenza. É bem possível que a pessoa em questão tenha nascido e sido registrada em outro comune da província. Era comum indicarem no Brasil a capital ou a província, embora tivessem nascido em um comune menor da província. Menos mal que a pesquisa está restrita a comunes de uma só província. Talvez seja o caso de usar os serviços de uma assessoria especializada em buscas. Boa sorte nas buscas.

    • Obrigado Luiz. É que meu tataravô nasceu em Latisana e meu bisavô nasceu em Aquileia(por 48km de distância eu não consigo tirar a cidadania por ele). Mas de qualquer maneira só me falta agora saber o lugar de óbito dele. Obrigado novamente!