Modelo de Cartas em Italiano

Modelos de cartas (emails) em italiano para solicitar certidões do processo de cidadania italiana na Itália

Aqui você encontra gratuitamente alguns modelos de cartas em italiano que você poderá enviar às Igrejas e aos Archivio di Stato da Itália para solicitar as certidões de que precise para o seu processo de dupla cidadania italiana. Veja qual situação reflete melhor o seu caso e escolha o modelo mais adequado!

Todas as cartas podem ser enviadas por email, fax ou correio, você pode descobrir os dados para contato digitando no google o nome da província ou do comune (cidade) na Itália de origem de seu antepassado junto com as palavras archivio  ou parrocchia . Para documentos religiosos digite CIDADE + parrocchia , para documentos civis digite CIDADE + archivio.

Ao preencher o modelo de carta em italiano com os seus dados não esqueça de escrever o seu nome e sobrenome e o de seu antepassado em ordem invertida, pois na Itália primeiro se escreve o sobrenome e depois o nome. Por exemplo, se o nome de seu antepassado é Giovani Rossi ao preencher os modelos com os seus dados escreva Rossi Giovani.

Depois que você enviar a carta tenha em mente que a resposta não chega de um dia para o outro, pode levar meses. De qualquer forma, o Polentona preparou também uma carta para insistir um pouco  (sempre com muita educação) na procura de suas certidões.

Para os que desejarem, é disponível ainda uma carta de agradecimento para quando você receber a sua certidão, você encontra tudo mais abaixo. Utilize o modelo de carta em italiano que melhor se enquadrar em sua situação atual e boa sorte!

O modelo a ser utilizado depende dos dados que você já possui. Confira qual utilizar:

Separamos os modelos de cartas em italiano em duas áreas: para quem ainda não encontrou o nome do comune (nome da cidade) de nascimento ou casamento do antepassado e para quem já dispõe desta informação. Se você já possui o nome do comune vá direto ao passo 2, caso contrário antes precisaremos descobrir em qual cidade ele nasceu ou casou.

A divisão na Itália é a seguinte:  Itália, formada por regiões. Cada região é formada por províncias, e cada província é formada por comunes. Nós precisamos descobrir em qual comune o antepassado nasceu ou casou.

Para quem não sabe o comune o jeito então é tentar descobrir mais informações junto ao arquivo da Província onde estão concentrados os registros militares de todos os comunes.

Situação 1. Não sabemos o nome do comune, sabemos apenas o nome da região ou província de origem do antepassado

Portanto sabemos apenas que o nosso antepassado italiano era proveniente de uma determinada região da Itália (e portanto de uma das províncias que formam esta região) ou possuímos já o nome da província mas não sabemos o nome do Comune.

Neste caso devemos fazer uma requisição diretamente ao Lista di Leva (no Archivio di Stato) da Provincia ou das Provincias da Região, solicitando se existem registros do seu antepassado e em qual Comune ele nasceu.

Nestes arquivos estão os registros dos habitantes de determinada província que serviram ou foram dispensados do serviço militar, ( mesmo se ainda eram crianças quando deixaram a Itália você encontra o dado).

No link logo abaixo você poderá visualizar este modelo de carta

Carta Para Descobrir o Comune

Situação 2. Possuímos o nome do comune e sabemos o ano de nascimento ou casamento

Calcule a data de nascimento de seu antepassado italiano através da certidão de óbito dele no Brasil. Ali consta por exemplo que “Fulano de Tal faleceu em 1950 com 60 anos de idade”. Você pode ver que em nosso exemplo o ano aproximado de nascimento é 1890 (1950 – 60 = 1890). Na Itália era comum naquela época casar bem jobem, por volta dos 21 anos de idade.

O ano de nascimento é essencial: dependendo da data a certidão que você esteja procurando será o ano de nascimento a determinar se o documento está na parrocchia (igreja) ou no archivio (arquivo) do comune de origem de seu antepassado.

Antes de 1871 o registro não era obrigatório na Itália e a maior parte dos registros era apenas religiosa. Portanto se o seu antepassado nasceu ou casou antes de 1871 então você deverá solicitar a certidão à parrocchia do comune, se nasceu ou casou depois de 1871 então você solicita ao archivio do comune o documento.

Vamos supor portanto que o ano de nascimento ou casamento seja de 1865 e que você conheça o nome do comune. Neste caso enviaremos a solicitação a parrocchia da cidade, veja o modelo de email logo abaixo.

Modelo de Carta Nascimentos ANTES de 1871
Modelo de Carta Casamento ANTES de 1871
E se o ano de nascimento ou casamento for posterior a 1871?

Sabemos que o casamento ou nascimento foi posterior ao ano de 1871 (1872, 1873,…) e por isso enviaremos a nossa requisição diretamente ao Archivio  do Comune de origem de nosso antepassado italiano

Modelo de Carta Nascimento DEPOIS de 1871
Modelo de Carta Casamento DEPOIS de 1871
A resposta está demorando muito ou desejo agradecer pelo envio do documento

Preparamos 2 modelos de cartas adicionais para nossos leitores, um para poder insistir educadamente por uma resposta junto ao archivio ou parrocchia que você solicitou a certidão e outro para agradecer no caso de o documento ter sido enviado.

Confira estes documentos logo abaixo, basta clicar no botão para efetuar o download.

Modelo de carta em italiano para insistir com educação
Modelo de carta de Agradecimento

Precisa do documento rapidamente ou está com dificuldades na busca?cidadania_italiana_modelo_de_carta

Nossa empresa oferece o serviço de busca de certidões na Itália, temos mais de 10 anos de experiência na área com literalmente milhares de certidões já encontradas. Possuímos um amplo database em nosso arquivo onde pode constar a certidão de seu antepassado italiano ou mesmo de um irmão, facilitando assim a busca.

Trabalhamos com documento encontrado ou dinheiro devolvido. Solicite um orçamento sem compromisso e veja quanto sairia a busca, você pode verificar o valor clicando aqui

Esperamos estas dicas tenham lhe ajudado, nossa equipe permanece sempre ao seu dispor.